Características
“As palavras sabem muito mais longe”.
Correspondência, de Bartolomeu Campos de Queirós, é uma carta de amor ao Brasil, a Democracia e a busca por um país melhor e mais justo.
A obra é composta por uma sequência de breve cartas trocadas por um grupo de amigos. Com textos concisos e poéticos, as mensagens são encadeadas até retornarem a remetente inicial.
Cada uma dessas correspondências destaca o valor de diferentes palavras como: Trabalho, Justiça, Terra, Paz, Esperança, Igualdade... Assim, essas “pequenas cartas” formam um círculo de vontades e desejos formado por palavras que podem transformar e reforçar a responsabilidade ética dos cidadãos brasileiros. É então, como fica claro na última correspondência, um voto em favor de que a nossa “Carta maior” (a Constituição) viesse a ser justa, verdadeira e atendesse aos sonhos de nosso povo.
Com a habitual sensibilidade de Bartolomeu, este livro também permite que o leitor conheça e tenha contato com o processo e o modo de escrita das tradicionais e demoradas correspondências, hoje substituídas pelos recorrentes e-mails e pelas rápidas mensagens de texto.
Esta nova edição também recebeu belas ilustrações de Lelis. O ilustrador usa seu estilo único para compor paisagens simples, cotidianas e que transmitem uma grande sensação de familiaridade, reforçando o quão próximas e brasileiras são as palavras de Bartolomeu.